Vim contar pra vocês!: DIY: Saia de Paetê
Image Map

DIY: Saia de Paetê

Olá meninas tudo bem?
Hoje venho mostrar um DIY muito legal. Como vocês já sabem eu fiz um curso de corte e costura durante 2 anos e pouco e eu adoro costurar, sempre mostro pra vocês várias peças que eu mesma fiz e a partir de hoje vou mostrar como se faz alguma delas. Para começar eu escolhi fazer uma saia de paetê, mas calmem não se assustem, pode parecer um pouco difícil mas não é, vou tentar explicar do melhor jeito possível e espero que vocês possam entender. Para quem tem noções básicas de costura vai conseguir fazer tenho certeza!! 
A saia que vocês vão aprender vai ficar assim: (Tamanho P/M)


Vamos começar? Escolha um pano, no caso dessa saia um de paetê e um forro da mesma cor, caso não tenha escolha um da cor mais próxima. Use uma agulha nº14 ou nº16, costure bem devagar pois panos de paetês quebram muitas agulhas.


Vamos ao Passo a Passo:

1º) Primeiro passo é medir o tamanho do pano. No meu caso eu comprei com 40 cm. É muito importante que vocês na hora de comprar sempre comprem um pouquinho a mais (uns 5cm ou até menos). Jaja vão saber o porque.

2º) Segundo passo é você medir o tamanho do forro. Sempre o forro deve ser maior que a quantidade que comprou pra saia. 

3º) O terceiro passo: Eu já tenho a modelagem em papel mas caso você não tenha pegue uma saia que sirva certinho para fazer de molde e dobre no meio, assim como esta a saia na foto.

4º) Antes de você cortar a saia você vai cortar um pedacinho de pano que fica na lateral que não é de paetê. Esse pedacinho costuma fazer com que o pano não fique reto e na hora de cortar a saia ela pode ficar torta, então corte para facilitar e se no seu não tiver é melhor ainda.

5º) Vamos começar a cortar a saia. Primeiro de tudo você deve dobrar o pano no tanto que você vai usar. (Sempre quando cortamos uma roupa dobramos no meio, assim os dois lados da roupa ficam iguais), e logo depois coloque o seu molde ou a saia também dobrada em cima do pano.

Coloque a saia dobrada em cima do pano também dobrado. Uma observação muito importante é que você apos dobrar a saia você deve colocar a parte que ela esta costurada para o lado que você for cortar.

As duas partes sem estar costuradas ficam juntas.

6º) Após ter colocado o molde ou a sua saia em cima do pano alfinete ou use algo mais pesadinho para por em cima, isso ajudara na hora de cortar pois o papel/pano não vão sair do lugar.

7º) Vamos cortar. Sempre deixem 1cm a mais para a costura. Assim como esta na foto acima.

8º) Agora vamos cortar outro lado da saia, a parte de trás. Pegue a primeira parte que você já cortou e coloque em cima do pano, daquele mesmo jeito que cortou (Lembrando que o pano deve estar dobrado) 

9°) Agora vamos ao forro. Como nos já cortamos a saia fica mais fácil pegar a saia e por em cima do pano, assim já esta com as medidas corretas. Obs: Deixe um pouco de pano a mais em cima da saia, assim como esta na foto acima, entenderão jaja.

Pronto agora nossa saia e forro já estão cortados. Vamos costurar!!

10º)  A cor da linha deve sempre ser igual ou muito parecida com a cor do pano.

11º) Coloque a linha na maquina e coloque no ponto 3,5.

12º) Isso é muito importante: Antes de costurar você deve colocar o pano do lado bonito (Paetê) um virado para o outro, um de frente pro outro, pois você vai costurar no avesso para a costura não aparecer. Se não fizer esse passo sua saia vai ficar costurada errada. Então Paetê com paetê e o pano deve estar aberto formando parte da frente e a parte de traz da saia.

13º) Vamos a maquina agora, com a saia do lado avesso voce vai colocar bem na pontinha (Para isso deixamos 1cm a mais quanto cortamos). Primeiro você vai passar o zig-zag e logo depois a costura reta. Tudo no ponto 3,5. Faça isso do dois lados da saia.

14º) Sua saia deve estar assim, na primeira foto acima ela esta do avesso (O lado que costuramos) e na segunda foto ela esta do lado certo, lado direito. 

15º) Agora voce vai repetir o processo com o forro. Com o pano aberto, pegue as duas partes e costure na pontinha, primeiro o zig-zag e depois a costura reta e faça isso dos dois lados da saia.
Após você costurar do lado de dentro da saia ela deve estar assim (Na foto não da para ver muito bem pois a linha é bem da cor do pano). O pano e o forro costurados em zig-zag e reta.

17º) Bom meninas, na costura temos que ter muita paciência e também muita dedicação, essa parte que vou ensinar agora pode ser opcional, vou mostrar porque eu aprendi assim e aconselho todas a fazer desse jeito também. Uma parte que exige um pouquinho mais de atenção: Com a saia do avesso você vai colocar o forro dentro dela, assim como mostra na foto, deixando costura com costura.

18º) Nesta saia usamos o elástico como se fosse um cós. É a parte um pouco mais complicada da saia. Aconselho a comprarem o elástico de 2,5cm ou até 3cm. Essa saia pode ser P ou M então o tamanho do elástico pode ser cortado com 63cm (Na costura sempre trabalhamos com os cm pares, mas como temos que sempre deixar 1cm pra costura ficou 63cm). OBS: Essa medida pode depender de pessoa pra pessoa, para descobrir qual é a sua medida, mede em você mesmo aonde você vai usar a saia, seja na cintura alta ou cintura baixa, após medir você vai tirar uns 5, 6 cm dessa medida e vai cortar o elástico, lembrando de 1cm pra costura hein. Logo após feito isso junte as duas pontinhas, coloque um alfinete longe da agulha (Sempre sempre sempre alfinetes longe de onde a agulha vai passar, pois se a agulha passar em cima pode quebrar), costure na pontinha (Não é necessário passar zig-zag)

19º) Bom meninas agora vamos colocar o elástico na saia (Essa é a parte opcional que disse ali em cima na foto 17). Para ficar uma saia lindíssima  com todos os lados iguais e não sair uma saia meia boca e toda torta, devemos fazer algumas marcações. Vou ensinar certinho como que deve marcar. Com a saia do avesso, coloque o forro dentro dela e dobre a saia no meio, ali no cantinho faça dois pontinhos com uma caneta (Desde que não estrague o pano), ou pode ser o giz de costura ou até um sabonete antigo, sabe aqueles mais ressecadinhos? então eles são ótimos para marcações na costura. Feito isso veja como fica quando você abrir a saia na foto a seguir.

Após ter feito o passo acima, abra sua saia. Aquela marcação que fizemos na pontinha da saia com ela dobrada ficara assim quando você abri -la, bem no meio.

20º) Agora vamos ao elástico, nos vamos fazer a mesma coisa mas nos quatros cantos. Observe as imagens.

21º) Após ter marcado o elástico ele ficara assim. Obs: O elástico deve sempre ser menor do que o tamanho da saia, pois a função dele é prender a saia em nos e se o elástico estiver grande oudo mesmo tamanho ele vai fazer com que sua saia fica gigantesca em você.

22º) Agora vamos juntar as marcações da saia com as marcações do elástico  para isso usamos alfinetes. Alfinete o elástico, o pano e o forro junto. Ao total devem ter 4 partes alfinetadas, veja a foto abaixo:

23º) Após alfinetar os 4 cantos da saia junto com o elástico ela vai ficar assim. Lembrando que o elástico sempre é menor que a saia, se o seu elástico estiver do mesmo tamanho que a saia nem costure, diminua o tamanho dele.

24º) Agora vamos prender o elástico na saia, observem as 3 fotos acima. Comece em algum alfinete que você colocou, coloque na maquina, não assustem quando estiver na segunda foto, ele vai ficar desse jeito, tem que ficar desse jeito, se estiver assim esta certinho, para você costurar você vai dar uma puxadinha no elástico fazendo com que ele fique retinho e fácil para você costurar, assim como esta na terceira foto. Faça isso até chegar no próximo alfinete, chegando no próximo alfinete, vai estar tudo enroladinho de novo, ai você da uma puxadinha e costura, faça isso em toda saia.

25º) Quando você terminar de costurar sua saia deve estar assim, na primeira foto é do lado avesso e na segunda do lado direito. Calmem não vai ficar assim não, o forro não fica aparecendo, e é isso que vamos fazer agora.

26º) Do lado direito mesmo, lado do paetê você vai dobrar a bordinha la de cima para dentro, dobrar o tamanho do elástico para dentro, ficando assim como esta na segunda foto.

27º) Vamos costurar um pedacinho para não ficar solta essa parte. Com muito cuidado você vai na onde esta a costura da lateral e vai dar uns pontinhos até acabar o elástico, assim como esta na foto.

29º) Ultimo passo da nossa saia é fazer a barrinha. Sempre na costura quando é malha fazemos a barrinha com agulha dupla, mas no paetê como é um pano um pouquinho mais complicado de costurar agente faz com a agulha normal. La em baixo da saia, do lado direito mesmo, você vai dobrar 2cm para dentro e costurar. É uma costura reta, não passe zig-zag, use os 2cm para costurar, assim como esta na foto.

30º) E finalmente a saia esta prontinha, pronta para ser usada e pronta pra você sair arrasando com ela por ai! 

Bom meninas eu gostei muuuuuito de ter ensinado vocês a fazer uma saia. Algumas meninas já me pediram para fazer um passo a passo de saia, essa é um pouco mais complicada por ser paetê e ter forro, uma saia de malha é bem mais fácil de fazer.

Costurar é um hobby muito bom da minha vida, exige paciência  força de vontade e dedicação, se você juntar essas 3 coisinhas você vai conseguir fazer com toda certeza!

Para quem leu até aqui obrigada hahaha, demorei horas/dias para montar esse post com todo carinho e da melhor forma possível, espero muito que vocês tenham gostado!

Eu já usei a minha saia, usei nessa ultima sexta-feira em uma festinha na minha casa com amigos mais próximos  Para ver fotos Clique Aqui!

Qualquer duvida mesmo mesmo mesmooo pode deixar nos comentários ou me mandar um email (alinelmuchiut@hotmail.com)
Beijinhos ;*

58 comentários:

  1. Ficou lindoo :)

    Marisa Silva
    http://stylingdreams.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou linda!!
      Beijinhoos

      Excluir
  2. Gente que máximo, gostaria muito de saber cozinhar tambem...

    Mas achei linda. Parabéns!


    vaidadecuriosa.blogspot.com.br

    Curta minha Fan Page:
    facebook.com/vaidadecuriosa

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindaa, que bom que você gostou Hiana!!
      Beijinhoos

      Excluir
  3. Eu não sei costurar, na verdade, morro de medo dessa máquina, não sei pq menina :/
    Ficou lindo o resultado, adorei as fotos no outro post com o look ^^
    O resultado do sorteio saiu hoje!
    Excelente segunda!
    Beijinhos ;*

    bycarolinaa.com
    facebook.com/meudiarioescondido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica com medo não Carol, na hora que perder o medo você vai sair costurando tudinhoooo, ah que bom que você gostou!!
      Beijinhos, pra você também!

      Excluir
  4. nossa ficou muito linda, adoro Paetê!

    beijinhos.

    jamilyborgahrdt.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você gostou, eu também adoro paetê!! hehehe
      beijinhos lindaa

      Excluir
  5. Oi minha flor! Você esta de parabéns, além de linda ainda costura?! hehe Parabéns e muito sucesso.
    Adorando tudo por aqui! :)

    Beijos e fique com Deus!
    Blog:
    http://neidebraga04.blogspot.com.br/
    Fan page:
    https://www.facebook.com/pages/Blog-Neide-Braga/340863686015726?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, muito obrigada Neide, ahaam e eu adoroooo!
      Que bom que você ta gostando *-*
      Beijinhos, fique com Deus você também!

      Excluir
  6. Nuss, entendo nada disso...
    só se que ficou bom hahaha
    Beijos =*

    www.vaidadeeautoestima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouquinho complicado mesmo hauhauahuhau
      Obrigadaa linda, beijinhoos

      Excluir
  7. Super amei a rosa *u*
    Preciso de uma *oo*

    Beeijos,
    to seguindo, pode retribui?
    http://soudivapqs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que você gostou!
      Sigo sim pode deixar, beijinhoos

      Excluir
  8. Que linda Aline!
    Vou pedir pra minha sogra fazer uma pra mim *-*
    Beijos!
    http://www.mayraphael.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso May, pede sim hahah *-*, beijinhos lindaa

      Excluir
  9. Ficou super lindo.
    Acho super legal vocês que conseguem fazer essas coisas. Queria ter esse dom hahahahhaha Você esta de Parabens, otimo trabalho


    seguindo seu blog
    MUNDO DE BLOGUEIRA
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você gostou Vanessa, muuuito obrigada lindaa!!
      Beijinhoos

      Excluir
  10. Que coisa mais lindaaaaaaaaaa...amei!
    E essa cor então, super fofa.Tenha uma linda semana!
    Beijinhos
    Jana Nogueira| Fanpage| Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que você gostou Jana *-*, eu também adorei a cor dela, super fofa mesmo. Pra você também linda, beijinhoos.

      Excluir
  11. Ah que tudo *-*


    http://garotinhaglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei , ficou muito linda , posta look usando ok ? beijos :)
    http://www.derepentenaotemidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja postei, mandei o link nesse mesmo post!
      Que bom que gostou, beijinhoos

      Excluir
  13. Perfeita, linda mesmo
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    Não esqueça que está rolando sorteio lá no blog :) Participe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigada Camila, que bom que você achou *-*
      Obaaaa vou la participar hahaha, beijinhos!

      Excluir
  14. amei, amei, amei! *---*

    decotti.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que voce gostou lindaaa *-*, beijinhoos

      Excluir
  15. Acho super lindas, é mts regaras né pra fazer ?

    Blog : tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/

    Ótima Segunda, Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouquinho ne haushausha,eu também adoro saia de paetê!
      Ótima segunda pra você também linda, beijinhoos

      Excluir
  16. Isso é ter talento com uma máquina de costura, se pode fazer tudo que imagina. Adorei a DIY.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindaaa, que bom que você gostou!
      Beijinhooos

      Excluir
  17. Adorei o resultado. Você tem um super talento e eu mal sei pregar um botão hahaha

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou do resultado, muuito obrigada lindaa, ahhh mais aprende não é tao dificil! rsrsrs
      beijinhoos

      Excluir
  18. Adorei Aline.
    Acho muito interessante costurar.
    Minha avó é costureira e sempre fico vendo as coisas que ela faz.
    De um pedacinho de pano, sai um modelo lindo *---*

    Beijos
    Mundodavee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Verônica, ah é suuuper legal, pois é de um pedacinho sai uma grande coisa rsrsr!
      Beijinhoos lindaa

      Excluir
  19. Ficou tão linda Aline.
    Queria muito aprender a costurar, para criar looks personalizados do jeito que eu idealizo rsrs
    Beijoss
    http://lilinail.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que voce gostou Liliane, vai atras de um curso sim linda, é muito bom voce fazer aquilo que voce pensa. Beijinhoos

      Excluir
  20. dica perfeita! tô morrendo de inveja do seu talento kkkkkkkk mas não adianta.... não tenho jeito pra isso :(

    parabéns viu!? vc se garante muuuuito!

    http://deliriosdepaty.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/deliriosdepaty
    instagram: @deliriosdepaty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindaaa, aaaah no começo é dificil, eu achava muuuuuuito dificil, depois voce pega o jeito e fica rapidinho. Beijinhos lindaa

      Excluir
  21. menina vc arrasou, o maximo q eu faço na minha maquina de costura sao necessaire, capa de almofada e toalha de mesa rs. ja fiz cortina uma vez mas nunca roupa hahahaha

    bjs
    http://compradoraweb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma roupa sim Brena, voce ja tem noções básicas de costura, com certza sai uma peça linda!! Beijinhoos

      Excluir
  22. Gente que saia linda Aline, eu ameei demais haha quero uma u.u Já fiz uma pretinha básica!!!

    Tem post novo, te espero la no MT ein ^^
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijuus ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal que voce ja fez uma, agora bora partir para as outras Fabi, se conseguiu uma, consegue varias! Obrigada lindaa, hahaha, beijinhoos

      Excluir
  23. Que linda saia!
    Eu não entendo nada de custura rs
    Você explicou mt bem :)
    Obg pela visita em meu cantinho, já estou seguindo.
    Sorteio 1 ano do Blog

    Beijos ;*
    Danny Makes

    ResponderExcluir
  24. UAU amei tudo explicadinho, estou de ferias na cidade q minha familia mora
    minha irmã é costureira pensei em fazer um passo a passo com ela... agora vc me inspirou rs

    quanto talento hein linda PRABÉNS!

    Essa profissão é dom!

    SUCESSO!

    BJOS que DEUS abençoe sempre!

    www.marilenecarmo.com

    ResponderExcluir
  25. Nossa, adorei! Uma saia dessa por aí custa horrores! Fazendo em casa sai muitooo mais em conta! Que talento que você é, Aline!

    Beijão, flor!

    Meninas, tem SORTEIO rolando lá no blog Borboleta Glam. É a última semana!!! Clique aqui e Participe!

    ResponderExcluir
  26. Nossaaa, que linda que a saia ficou. *o* Vc tem muito talento isso eim? Adoraria saber fazer tbm hahahha

    Parabéns pelo belo trabalho e pelo blog que tbm está lindo.
    Beijos...

    Mundo-maquiado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ficou linda demais a saia. Que big tutorial né?!
    Amei, vou tentar fazer, mas ainda não estou tão boa com a costura, mas irei praticar.
    Beijos
    Chic & Kawaii

    ResponderExcluir
  28. Lindas, adorei a mais clarinha!

    Bjos :*
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adoooooooooooore. Facinho de fazer! Acho que fazer uma modelagem antes, deixaria mais fácil ainda. Mas adorei mesmo. Eu ja costurei muita saia por conta do meu curso. Eu achava que iria ser difícil, mas é facinho. Valeu super a dica aqui. *-*

    http://beggar-fashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ai que legal,ficou linda!!!Meu sonho é aprender costurar...seguindo aqui

    http://www.cecilia-reis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ficou um CHARME! #Adorei !!!! =)
    Beeeijos sua linda

    makecharme.blogspot.com.br
    ♥♥♥

    Estou participando de uma Batalha de Makes e conto com seu Like!! Beijos ♥ ♥ ♥ http://facebook.com/photo.php?fbid=572053962840835&set=a.572049016174663.1073741833.267193409993560&type=3&l=2636645866&theater

    ResponderExcluir
  32. onw que perfeita :/ mesmo assim não sei fazer, poxa porque não faz o diy em vídeo flor?
    Adorei seu blog flor, muito lindo ><
    estou seguindo aqui, se puder retribuir ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra né? rs ><
    beijinhos, by: le
    http://dicasentreamigas1.blogspot.com.br/2013/09/conheci-e-me-apaixonei.html

    ResponderExcluir
  33. é uma pena que eu não tenha o mínimo jeito pra corte e costura como você, porque a ideia é bem legal!

    ResponderExcluir
  34. Ameiiiiii, parabéns....super bem explicado. Sem contar que a saia é tudo de bom....Linda....

    ResponderExcluir
  35. Ameiiiiii, parabéns....super bem explicado. Sem contar que a saia é tudo de bom....Linda....

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *