Vim contar pra vocês!: O futuro é agora | Jornalismo
Image Map

O futuro é agora | Jornalismo

Hoje venho contar pra vocês um pouco de uma das maiores experiências profissionais que eu tive. Como sabem sou estudante de jornalismo e tenho o sonho de um dia ter meu programa de televisão. E quem sabe um dia esse sonho possa se realizar não é mesmo? Mas para isso acontecer sei que tenho que lutar e batalhar para um dia conquistar merecidamente esse sonho que tanto almejo. Por isso fui atrás de algo que pudesse me deixar cada vez mais perto desse mundo mágico que é a televisão, o estágio na TV Facopp Online, a TV da minha faculdade.

No início do ano entrei para o estágio com uma visão bem diferente do que tenho hoje. Se já gostava antes, agora eu gosto muito mais. Tive a oportunidade de fazer coisas que eu só conhecia na teoria e ainda não tinha aprendido na prática e junto a uma equipe de alunos e coordenadores, descobri como realmente funciona esse tal mundo da televisão. Aprendi que até uma matéria entrar no ar, existe 'N' coisas a se fazer.


(Foto: Weverson Nascimento)

Sempre me disseram que para um dia me tornar repórter eu teria que passar pela produção, embora no começo não quisesse, mas depois de ver a minha ideia de pauta se tornando em um VT que entrará no ar, a ideia já muda. Não é difícil achar pauta, a questão é querer. A questão é a vontade de fazer o jornalismo, porque afinal tudo começa ali.  

Um detalhe muito bom do estágio foi que, primeiramente eu queria muito ser repórter nas matérias, só que surgiu a oportunidade de ser cinegrafista por exemplo. Eu adoro fotos e fazer vídeos como já sabem, mas ai me imaginar filmando naquelas câmeras enormes de TV? Não, eu não imaginava. Hoje? Ah, hoje eu adoro! Outra oportunidade foi a de edição. Já editava vídeos para o canal no youtube, mas ali aprendi mexer em programas melhores, com técnicas e efeitos mais elaborados. Outra experiência incrível. 


(Foto: Larissa Ariyama)

Pauta pronta e aprovada, vamos começar a executar. Organizar a equipe e pensar nos mínimos detalhes para que tudo de certo. Um dia eu era repórter, outro cinegrafista, produtora de campo, diretora ou ficava na parte da edição. Por isso digo que entrei gostando e hoje gosto muito mais. A bagagem que tenho agora, com essas experiências me fizeram crescer muito profissionalmente e também pessoalmente. 


(Foto: Gabriel Buosi)

Sabe aquele frio na barriga que você tem quando ligam uma câmera na sua frente? Acredito que a maioria tem. De repente da um calor, você vira gago e nada sai do jeito que você tinha ensaiado por horas. Eu sei bem como é isso, passei por isso inúmeras vezes. Aos alunos de jornalismo, sabe aquele medo da sua ideia de pauta não ser aprovada? Eu também passei por isso. Sabe aquele cansaço de ficar horas editando (Mas coloca horas nisso)? Por isso eu também passei. Enfim, tudo isso vale a pena se você gosta, vale a pena o esforço, vale a pena a 10º tentativa de gravar um vídeo, o medo de uma pauta não ser aprovada, as horas de edição...  tudo!


(Foto: Jorge Flash)

Eu não podia deixar de comentar sobre a 16º equipe. Conheci pessoas novas e me aproximei de alguns que já conhecia. Tive oportunidade também de aprender tudo isso com uns dos professores que eu mais admiro na faculdade. Hoje tenho um carinho muito grande por todas essas pessoas que convivi diariamente nesses seis meses.

Enfim pessoal, o que quero dizer a vocês é que por mais que seu sonho possa estar distante agora, não desista. Sou do interior de São Paulo, sonho com um programa de auditório com platéia no Rio de Janeiro. Sonho grande? Sim, demais. Impossível? Não se eu correr atrás, não se eu me dedicar e me esforçar pra isso. O futuro é agora!

Não desistam do que vocês querem por mais distante que isso possa ser. E mais uma vez digo que sou totalmente apaixonada pela minha futura profissão!


(Foto: Gabriel Silva)

Aqui embaixo é um vídeo muito especial da 16º equipe na comemoração dos 8 anos da TV. Assistam e saibam um pouco mais sobre essa história.

(Edição: Kaito Lomartire)

16º Equipe - Estagiários: Aline Muchiut, Bruna Sugano, Evandro Marques, Isabelle Garcia, Larissa Biassoti,Leonardo Jacomini, Lucas Araujo, Shorrayla Duda, Stephaniee Melo e Werverson Nascimento. Técnicos: Carlos Hideki e Kaito Lomartire. Editor-chefe: Roberto Mancuzo. Diretora geral: Thaisa Bacco.


Me acompanhe nas redes sociais 
Facebook | Youtube | Instagram | Snapchat: alinelago

19 comentários:

  1. Amei o post, tudo bem detalhado! Trabalho também na área de mídia e sei bem como é todo esse friozinho na barriga. O bom é adquirir a experiência de tudo isso, do que mais ama e levar para vida <3

    Muito sucesso para você amada!

    Beijos!
    BLOG VITORIA MARTINI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso né Vitória, que bom que você gostou!
      Muito obrigada e sucesso pra você também. Super beijos

      Excluir
  2. Torço muito por você, mesmo de longe e fico muito feliz pelas suas conquistas.. tenho ctz que vai realizar o seu sonho e trazer muito orgulho para todos que estão ao seu lado s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari por todo carinho de sempre!
      Um super beijos s2

      Excluir
  3. Muito legal você compartilhar conosco o seu sonho e contar um pouquinho da sua trajetória.
    Parabéns e sucesso na carreira!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Daniella, muito obrigada viu!
      Sucesso pra nós, um super beijo s2

      Excluir
  4. SUCESSO!!
    Quando eu estudava sempre quis fazer jornalismo..rsrsrsrs

    Tem resenha nova no blog passa lá pra espiadinha ;)

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal Pamela, hahaha
      Muito obrigada viu.
      Oba, pode deixar que vou sim, beijinhos s2

      Excluir
  5. Ótimo post, muito bem detalhadinho! Eu queria ter feito Jornalismo, mas acabei optando por Letras. Não sei se fiz a escolha certa, acho que não rs'
    Hoje no blog tem resenha de um batom de uma blogueira, espero que goste!
    Beijooos <3

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carol, as vezes ainda da tempo de fazer Jornalismo!!
      Que bom que você gostou do post. Pode deixar que vou lá ver sim, um super beijo s2

      Excluir
  6. Tb queria ter feito Jornalismo e tenho certeza que ia me dar bem.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que daria sim Lulu.
      Super beijos s2

      Excluir
  7. Aah Aline que bacana, tenho amiga que também faz estágio de jornalismo aqui na TV da nossa faculdade, fazemos na Unisuam. Eu sou de publicidade e também estagio aqui na faculdade kkkk. Muito bom agregar experiências ainda em formação! Parabéns.
    Quando eu terminar a publicidade, vou fazer 1 ano de jornalismo para pegar os dois diplomas..
    Bjuus

    http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas olha só que nossa história é parecida hahaha. Quando eu terminar jornalismo pretendo fazer publicidade!
      Bom né, fazermos estágios e aprendermos mais sobre o que queremos para o futuro.
      Muito sucesso pra você e pra sua amiga também. Super beijos s2

      Excluir
  8. Que demais , acho que essa variação é super válida , acabamos descobrindo coisas quem nem sabemos que gostamos.
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É né Juliana, assim aprendemos um pouco de cada área.
      Beijos s2

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigada Laryssa.
      Muito sucesso para você também! Super beijos s2

      Excluir
  10. Parabéns! Acredite nos seus sonhos, tenha fé! O pensamento atrai e você pode ir muito longe! Parabéns!
    Beijoss...
    seamandomais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *