Vim contar pra vocês!: Experiência de um telejornal da faculdade
Image Map

Experiência de um telejornal da faculdade

Olá amores, tudo bem?
Como já sabem, sou estudante de jornalismo e sou apaixonada pelo curso que escolhi. Para quem tem acompanhado o blog, já sabe também que a área que eu pretendo atuar é na televisão. Por isso a postagem de hoje é referente a uma das experiências mais especiais sobre TV na faculdade, que eu já tive até agora.


Deixa eu explicar melhor né? Hahaha. Na minha faculdade nós temos diversos laboratórios para colocar em prática a teoria. Um deles é o de televisão onde temos uma TV online que os alunos e estagiários postam diariamente matérias e muito conteúdo.

No semestre passado eu estava no 5º termo, e nesse termo nós tivemos a disciplina 'Telejornalismo 2', onde montamos o próprio telejornal da sala e fala sério, FOI INCRÍVEL! 

Fizemos duas edições no semestre. A primeira edição do TeleJovem foi apresentada pelos meus amigos, Alisson Negrini e Adrielle Rozende e na segunda edição, eu tive a oportunidade de apresentar, junto ao meu amigo, Rafael Moreira.


Vou falar um pouquinho de como foi a experiência, tanto para primeira edição, quanto a segunda do jornal. Nós alunos fomos separados em quatro grupos e dentro de cada grupo divididos em produtor, repórter, cinegrafista e editor. Cada um com sua devida função. 

Tivemos o semestre todo para nos organizar, mas cada semana era uma tarefa, digamos assim. Uma semana era para apresentar a pauta, na outra era gravação, na outra edição e assim vai até chegar o dia da gravação do nosso TeleJovem.

Nossa turma é pequena, somos em 17 alunos, se não me engano, então cada um ficou com uma função na hora de produzir a matéria e na hora da gravação do TeleJovem, cada um ficou responsável por alguma outra função também. Dentre elas tinha o editor-chefe, editor executivo, apresentadores, operador de áudio e de TP, diretor de TV, cinegrafistas de estúdio, repórter de link, produção de estúdio e outros.

O nosso Telejornal abordou diferentes temas em suas duas edições como, economia, cultura, educação e esporte, além do quadro Entre Mulheres que trás reportagens mais de entretenimento.

Em geral, acredito que foi uma experiência incrível para cada um de nós que participamos. Tivemos a oportunidade de vivenciar cada detalhe de um jornal, e digo, não é tão fácil quanto parece hahaha.


A minha experiência na segunda edição, me marcou muito. Eu fui apresentadora, como já dito. Há quem pense que apresentar é só ir lá e ler um texto. 'Nananinanão'. Junto com a editora-chefe que foi minha amiga, Anna Carolyna Simões, a editora excecutiva, Maria Júlia Meyer e o outro apresentador, Rafael Moreira, montamos o espelho e script do jornal.

Para quem não sabe, o espelho vai mostrar como será o telejornal. Ele mostra na sequência de entrada das matérias (VT's), as participações ao vivo de repórteres (Links), os intervalos, as notas de notícias, entrevistas e tudo mais que tem naquela edição, juntamente com o tempo exato de cada uma dessas entradas.

Já o script, é algo muito complexo hahaha. Ele é composto por laudas, que são as folhas normais, as sulfites rsrs, com tudo o que vai ter no telejornal, digamos que com tudo o que o apresentador vai falar, tudo o que o operador de caractere vai colocar no ar... Resumindo, tudo que vai ter no jornal. 

Confesso que deu um trabalhinho montar, não é mesmo Anna e amigos que ajudaram? Hahaha, mas aprendi muito fazendo e isso é muito bom!


A minha experiência:

Eu ensaiei muito tudo o que tinha para falar, geralmente os apresentadores não fazem isso, pois as notícias são diárias e muitas vezes chegam em cima da hora, mas eu estudante né, dei aquela praticada.

No dia fiquei um pouco nervosa, claro, quem não ficaria, mas no fim deu tudo certo. Esqueci de comentar que na primeira edição eu fui apresentadora do quadro Entre Mulheres, que foi muito bacana também. 


Todos da turma se ajudaram e fizeram o TJ acontecer com a maior dedicação do mundo. Eu acho né, hahaha. Mas de verdade, acredito que tenha sido isso da parte de todos mesmo. 

Minha turma é bem unida sabe, somos amigos e até fizemos amigo secreto no final do ano hahaha. Vai me dizer que isso é comum em turmas de faculdade? As pessoas ficavam espantadas quando eu contava. Enfim, sim, somos muito amigos!

A experiência do 5º termo da disciplina de Telejornalismo 2, foi sensacional, afinal, nossa professora, Thaisa Bacco, deixa até quem não gosta, querendo mais!!! 

(Fotos: Ana Leal)

Você estudante de jornalismo que tiver a mesma oportunidade que eu tive, faça, aproveite e se dedique. Tenho certeza que vai valer a pena! E se Deus quiser um dia eu apresento um telejornal fora da faculdade. Imagina que sonho?!

Agora vamos conferir como ficou os nossos telejornais?



Nessa edição você vai ver que a Educação a Distância cresceu na região de Presidente Prudente, que um aplicativo do interior de SP está aumentando as vendas na cidade, e que um projeto no bairro Jardim Alvorada vem incentivando a prática no skate. Além disso, os alunos criaram um quadro novo. No “Entre Mulheres” você vai saber o que faz e o que ganha um YouTuber. Essas e outras informações você acompanha aqui, vamos assistir?



Na 40ª edição do TeleJovem, você vai ver que o número de ingressantes no ensino superior diminuiu. Jovens empreendedores dão dicas para um período de crise. Um galpão abandonado em Presidente Prudente vira palco de cultura. E também terá a história da cantora sertaneja Lorena Cristine contando sua trajetória no quadro "Entre Mulheres".  Você confere esses e outros destaques.

Obs: As roupas parecidas foi uma coincidência rsrs.

Demorei um pouco para fazer a postagem, mas como prometido, está ai. Espero que tenham gostado e que venha o 6º termo com muitas experiências boas como está. 

E você já faz ou já pensou em fazer jornalismo? 

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *